Memes como estratégia de vendas — Dr. Sucesso

Eles estão em todos os lugares e não poderiam passar despercebidos entre as redes sociais e nos jornais. Estamos falando do ‘memes’, um fenômeno viral que faz parte da internet e atualmente vem sendo utilizado como estratégias de vendas por empresas do mundo todo.

O Dr. Sucesso listou 4 dicas de como o meme pode ajudar o seu negócio a vender de forma humorística, interativa e divertida nas plataformas digitais.

Construir uma estratégia de vendas pode ser muito fácil, e com memes, isso pode torná-la ainda mais participativa e exclusiva, uma vez que a maioria das empresas no Brasil ainda estão se acostumando com a ideia de utilizar o meme como um elemento mercadológico em anúncios on-line e off-line.

A regra número um durante a montagem da estratégia de vendas com memes é analisar o perfil do seu negócio. É importante avaliar o objetivo da sua página e onde você quer chegar. Seria válido também entender o seu público para adequar as publicações.

Avalie o público alvo

Um exemplo de empresa que possui públicos diversificados e, em sua maioria, jovens, seria a Netflix, a principal plataforma de streaming do mercado. A empresa usa memes com frequência em peças publicitárias no Instagram para interagir com o seu público.

O público alvo é importante para que a estratégia tenha sucesso, pois não adianta sua empresa usar memes com pessoas entre 40 e 45 anos e que tem um perfil mais conservador nas redes sociais, não cairia bem, certo?

Associe meme com assuntos do momento

Quando falamos de interação, estamos pensando em unir o útil com o agradável. Imagine uma atriz famosa da TV que deixou escapar uma fala engraçada durante a entrevista e virou meme na internet.

Logo depois, uma empresa pegou um trecho da fala e construiu uma peça publicitária e milhares de internautas surgiram curtindo e comentando a foto que viralizou nas redes sociais. Parece coisa de novela, mas não é!

Um case de sucesso foi o caso da empresa Empíricos, que virou meme na internet após a empresária Bettina afirmar que acumulou em apenas três anos um patrimônio acima de R$ 1 milhão de reais com investimento de R$ 1.520.

Muitas empresas e até afiliado digitais usaram trecho e argumentos da fala de Bettina para comercializar seus serviços e gerar engajamento.

Memes podem ser negativos

E muito! De acordo com a Globosat em parceria com a Consumoteca, 85% dos internautas no Brasil interagem de forma significativa com memes na internet, mas usá-lo de forma inadequada pode ser prejudicial para a reputação e imagem da empresa e do seu negócio.

De acordo com a pesquisa, os internautas que mais têm contato com memes são jovens entre 16 a 29 anos, mas frases mal colocadas durante uma peça publicitária podem soar não tão bem.

Por exemplo, muitas memes podem ter citações, imagens e vídeos pejorativos e, isso pode ser mal interpretado pelos internautas, principalmente se o perfil fala sobre assuntos sérios ou de questões sobre gêneros, por exemplo.

Use a criatividade

Os memes podem ser utilizados em diversos formatos (fotos, vídeos e GIF) e isso pode propiciar ainda mais à venda. O que as empresas não sabem, é que as redes sociais é um campo sem dono e as publicações ganham narrativas que tem o intuito de contar boas histórias.

Com as vendas não seriam diferentes, pois o marketing digital se propagou nesse ambiente fértil e repleto de clientes em busca de serviços e software para sanar a sua necessidade.

Monte sua estratégia de vendas com memes e interaja com o seu público alvo de forma divertida também!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de nossos conteúdos especiais.

Originally published at https://drsucesso.com.

Conhece nosso blog? Se inscreva na nossa lista VIP e adicione mais conhecimento sobre Marketing Digital na sua rotina.

Conhece nosso blog? Se inscreva na nossa lista VIP e adicione mais conhecimento sobre Marketing Digital na sua rotina.